É importante conhecer os fatores que influenciam o substrato a ser escolhido. Antes de mais nada, a planta. Se ela necessita de mais ou menos água ou aeração é primordial para saber que material usar no substrato. Outro fator é o clima na região onde ela estará plantada. Orquídeas que precisam de umidade, porém, estão em um lugar quente e seco, necessitam de um substrato que retenha mais umidade. O inverso também é valido, portanto, cuidado! Não existe mais cultivo de orquídea sem organização e preparo. Você tem que estudar e entender tudo que envolve a planta, inclusive as técnicas para proporcionar a ela a melhor ambientação possível.
Aí vem a questão: qual é o melhor substrato de todos? Vamos tentar responder esta questão no final deste artigo.
Principais propriedades de um bom substrato
Tenha em mente que um bom substrato deverá:
– Reter bem os nutrientes depois de cada adubação para liberá-lo aos poucos;
– Ser facilmente encontrado no mercado;
– Não possuir substâncias que sejam tóxicas para a planta;
– Sustentar a planta com firmeza;
– Permitir uma boa aeração para raízes;
– Reter água na quantidade ideal, sem encharcar;
– Manter o pH equilibrado;
– Durar de 2 a 3 anos, pelo menos.
E existe um substrato com todas estas características? Não. Por isto misturamos alguns elementos para chegarmos perto do substrato ideal.
Também é necessário lembrar que para utilizar um substrato são necessários alguns cuidados, como lavá-lo e esterilizá-lo (escrevi sobre isto no post sobre madeiras e afins). Também é importante realizar o que alguns chamam de “water flush”, ou seja, lavar o substrato periodicamente. Colocar o vaso embaixo de uma torneira por alguns minutos ou mergulhá-lo em um balde com água por algum tempo fará com que o substrato elimine o excesso de sais que poderiam prejudicar as raízes. Aliás, a segunda opção também fará com que pequenos animais saiam do substrato, afinal, eles precisam respirar. Por fim, adubação. Nenhum substrato é capaz de liberar tantos nutrientes quanto a planta necessita. O complemento com o adubo se torna extremamente necessário.
Novamente vem a questão: qual o melhor substrato? Calma…
Primeiro, assistam este vídeo e já voltamos ao assunto.
Agora, leiam (se ainda não leram) a minha série de artigos sobre substratos:
Substratos para orquídeas – Xaxim e sua proibição
Substratos para orquídeas – Fibra de coco
Substratos para orquídeas – Sphagnum, esfagno, musgo
Substratos para orquídeas – Cascas, lascas, troncos e madeiras em geral
Substratos para orquídeas – Materiais inertes
Substratos para orquídeas – Mix, misturas e afins
Então, depois de tudo isto, a que conclusão eu chego? Qual o melhor substrato?
Eu diria que o melhor substrato é o natural. Como assim? Ué, o melhor substrato do mundo é aquele onde a orquídea nativa está. Eu explico: quando sua semente saiu da cápsula, ao vento, procurando um lugar para iniciar um novo ciclo de vida, o lugar que ela parou e conseguiu germinar pode ser considerado um excelente substrato. Veja o empenho orquidófilos do mundo inteiro para fazer um punhado de sementes brotarem em um pequeno frasco de vidro. A natureza, sábia como só ela, consegue fazer isto naturalmente.
Preciso dizer mais? Ok, posso colocar toda a questão de outra forma: o melhor substrato para mim? Nenhum. E todos. Tudo ao mesmo tempo. Tudo dependerá de você.
Sim, tudo dependerá do tempo que você dedicará ao estudo, ao cultivo, à observação, enfim, ao aperfeiçoamento. Só assim você se tornará um excelente orquidófilo e terá plantas saudáveis, floridas e bem cuidadas.
Afinal, não é isto que buscamos?
Abraços!
Gostei das dicas já perdi varias sementes comprei outras pra ver se agora da certo.
Sementes? Sinto informar que nunca irão dar a orquídea que você imagina ser. Todas essas vendidas pela internet não são sementes de orquídeas… veja meu artigo sobre isso: https://www.orquideas.eco.br/orquideas-e-seus-frutos-e-sementes-nao-se-deixe-enganar/
Olá gostaria que pudesse me ajudar
Tenho umas 20 orquídeas, dentro de minha sala lugar arejado, porém descobri recentemente que estão com caramujos e uns bichinhos pretos como se fossem misquitinhos, elas estão murchando e ficando feias as folhas amarelando e caindo, não sei se devo tirar td o substrato ou tentar matar estas pragas, já coloquei água com sabão de coco, os bichos não morreram coloquei ressentimento óleo de neen mas não resolveu tb desde já muito grata
Oi Marcia
Difícil opinar sem saber de que inseto estamos falando. Mas, se o que você usou não deu resultado, tente um inseticida comercial mesmo, como um Baygon por exemplo, mas sempre à base de água. Ou, se preferir, nas floriculturas existem inseticidas bons. Em casa eu uso o Resolva, dá conta do recado aqui com o que preciso…
abraços
Gostaria de uma informação sua se possível for:
O carvão traz algum tipo de nutriente para nossas orquídeas?
Muito obrigado.
Roberto, bom dia!
Na verdade o carvão proporciona retenção de nutrientes e água, além de retirar impurezas do substrato.
Abraços