O Epidendrum peperomia é encontrado na Colômbia e na Venezuela em florestas de pinheiros e carvalhos, em altitudes de 600 a 2700 metros. Epífita, gosta de climas variados, indo do quente para o frio.
Esta espécie não tem pseudobulbos. Em vez disso, possui hastes que crescem cerca de 8 centímetros de comprimento, formando grandes emaranhados. Estas hastes alternam folhas suculentas e em suas pontas inflorescências podem surgir a qualquer momento. As flores possuem cerca de 2,5 centímetros. Sua inflorescência é terminal, emergindo de entre as folhas apicais e subtendidas por brácteas.
Nomenclatura
Epidendrum peperomia Rchb. f. 1854 GROUP Porpax.
Sinônimos: Epidendrum gnomus Schlechter 1921; Epidendrum matthewsii Rchb.f 1876; Epidendrum porpax Rchb.f 1855; Nanodes gnomus (Schltr.) Brieger 1977; Nanodes matthewsii [Rchb.f] Rolfe 1892; Neolehmannia mathewsii (Rchb. f.) Garay 1977; Neolehmannia peperomia (Rchb. f.) Garay & Dunst. 1976.
Cultivo
O Epidendrum peperomia pode ser cultivada em montado em musgo ou em um vaso suspensa com uma mistura de substrato grossa. É importante permitir que as raízes obtenham ar e, desta forma, ela crescerá de forma exuberante formando grandes touceiras.
Cultivo a minha em local sombreado com boa circulação de ar e alta umidade.
Fotos
Referências
- orchidspecies.com
Abraços