Essa é para quem tem o costume de fazer compostagem caseira e não sabe o que fazer com o chorume.

Há muito tempo atrás conheci uma pessoa que utilizava biofertilizante em suas orquídeas. Depois de conversar com ela, entendi que o tal biofertilizante era o chorume proveniente da compostagem que ela realizava em casa. Ao questionar se o líquido resultante da compostagem era realmente bom para as orquídeas, ouvi atentamente a uma aula de como o chorume proveniente de composteiras caseiras é excelente e rico em nutrientes, além, é claro, de saber que ele é chamado de biofertilizante. Aliás, é bom frisar que, ao contrário do que muitos pensam, o chorume não é um contaminante quando composto apenas através da compostagem de matéria orgânica, ou seja, o que você faz em casa é um chorume do bem!

O chorume é gerado através da decomposição de matéria orgânica que, no caso de nossas residências, seria basicamente o resto de folhas, verduras, cascas de frutas e outros resíduos úmidos misturados à matéria orgânica mais seca, como grama, folhas secas, terra e por aí vai. Quando você compra uma composteira ou faz uma em casa (há vários tutoriais e vídeos na internet mostrando este processo), o último compartimento, chamado de caixa coletora, possui uma torneira para obtenção do líquido. É ali que seu biofertilizante será depositado enquanto as minhocas nos compartimentos acima trabalham sem parar. O líquido proveniente desta caixa não deverá ter cheiro ruim se a compostagem for realizada da forma correta, pois é resultado apenas de elementos orgânicos.

Como utilizar

A utilização para qualquer planta é simples, bastando diluir o líquido na proporção 10:1, ou seja, 10 partes de água para uma de chorume. Já para as orquídeas eu faria ainda mais diluído, mas isso vai de cada um, podendo ainda ser 10:1 sem apresentar problemas. Com o líquido já preparado, regue as orquídeas ou borrife as folhas, atentando-se ao fato de realizar este procedimento em horários em que o Sol não esteja tão forte.

Outras funcões

Um bônus ao utilizar chorume em suas plantas é que ele também funciona como repelente, ou seja, é possível que a incidência de insetos em seu cultivo seja menor após utilizar o produto.

Abraços

9 COMENTÁRIOS

    • Oi Sílvia, tudo bem?

      Tudo que podemos fazer de forma natural é muito benéfico para nossas plantas e para nós mesmos. Bom saber que faz compostagem, é muito importante que pode e tem espaço para isso contribuir desta forma.

      Abraços!

  1. Comprei em uma feira de Orquideas em Belo Horizonte um vidro com 1/2 litro do Biofertilizante Inseticida, mas surgiu uma dúvida se realmente é bom utilizar como adubo e inseticida, já que no meu orquidário sempre encontro pulgões e cochonilhas. Devo utilizar na proporção de 1 parte do Biofertilizante em 10 partes de água ou na proporção de 1 x 5 de água.
    Grato

    • Roberto tudo bem?

      Como você não sabe a concentração deste que você comprou, minha sugestão é fazer bem diluído e testar em poucas plantas. Assim, você se certifica que o produto não irá afetar suas plantas e poderá testar sua eficácia.

      Abraços

  2. O chorume juntado à água na proporção de 1-10, pode ser usado no jardim no outono e inverno, quando as plantas estão em dormência? Em qual quantidade por metro quadrado ?

    • Oi Haroldo, tudo bem?

      Olhe, sinceramente, não saberia responder. Pelo que sei, tem plantas que respondem bem e outras nem tanto quando estão em dormência e você as aduba. Seria o caso de testar em uma e ver o que acontece. Talvez diluindo mais, não tenha problemas.

      Abraços

  3. Muito interessante este artigo, já utilizo o chorume a algum tempo em minhas orquídeas, no começo fiquei um pouco insegura, mas está dando muito certo, prefiro utilizar produtos organicos nas minhas plantas, não gosto dos químicos.

  4. Vou começar a fazer o uso do chorume que eu consegui de uma composteira que eu mesmo fiz
    A minha dúvida é qual a frequência de rega com o biofertilizante já diluído na medida de 100 ml de chorume pra 2litros de água

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui