Ontem me deparei com esta pequena Acianthera purpureoviolacea florida. Nunca tive timing para fotografá-la com a flor em perfeito estado, então coloquei meus apetrechos de fotografia no lugar e mandei ver.

A cor desta orquídea é absolutamente fascinante. Não importa se você gosta ou não de micros, esta plantinha certamente irá cativá-lo. A primeira vez que a vi foi na exposição de orquídeas aqui de Curitiba, há cerca de um ano. Não tive dúvidas, levei para casa.

Ela tem crescido pouco aqui, mas sempre tem apresentado flores. Poucas, é verdade, mas sempre está florida. Não é a mesma coisa daqueles vasos de exposição, com cachos lindos e numerosos. Aqui, normalmente, é uma ou outra flor por vez. Mas não me importo, pois consigo apreciar sua beleza da mesma forma.

Ficha da planta – Acianthera purpureoviolacea

Conhecida como: Pleurothallis purpureoviolacea Cogn. 1896 SUBGENUS Arthrosia Luer 1986;
Sinônimo: Acianthera purpureoviolacea (Cogn.) F.Barros 2002; Arthrosia purpureoviolacea (Cogn.) Luer 2006; Pleurothallis piresiana Hoehne 1952; Specklinia purpureoviolacea (Cogn.) Luer 2004;
Origem: Minas Gerais – de 0 a 600 metros de altitude;
Planta: Epífita, 6~25 centímetros;
Flor: 1 centímetro;
Época de floração: verão e outono;
Longevidade das flores: boa pergunta, aqui dura bem pouco, mas é porque dificilmente coloco para dentro de casa;
Fragrância: não;
Luminosidade: média (no meu caso);
Umidade: média (no meu caso);
Temperatura: média (no meu caso);
Dificuldade de cultivo: fácil.

Fotos

Abraços!

2 COMENTÁRIOS

    • Oi Rilda, tudo bem?

      Então, há algum tempo perdi minha purporeoviolacea e há mais de um ano procuro uma nova planta para minha coleção. Não lembro qual era a adubação, mantinha ela no musgo. Se souber de alguém que tenha a venda me avise!

      Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui