Esta pequena há tempos não dava as caras aqui em casa. De tanta bagunça que fiz no orquidário nos últimos anos, minhas Ornithophora radicans – tipo e alba – acabaram juntas em um vaso, além de outras várias mudas menores espalhadas por aí.
Bom, tirando a mistura meio que sem querer, o vaso está grande e bonito. E finalmente, depois de 2 ou 3 anos, as flores voltaram com força total.
Uma das micro-orquídeas mais bacanas que temos em nossa flora, a Ornithophora radicans é uma orquídeas que todo orquidófilo deve cultivar, pois é muito bela e capaz de formar grande touceiras rapidamente.
Nomenclatura
Ornithophora radicans (Rchb. f.) Garay & Pabst 1951.
Sinônimos: Ornithophora quadricolor Barb. Rodr. 1881, Sigmatostalix radicans Rchb. f. 1864.
Detalhes
Orquídea epífita de pequeno porte, de temperado para quente, encontrada nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul entre 0 à 400 metros de altitude. Floresce no verão ou no outono e suas flores duram bastante, entre 15 e 20 dias.
Fotos
Referência
- orchidspecies.com
Abraços
Parabéns Luis, incríveis fotos! Tive um exemplar desses, mas durante o verão em curso perdi-a, assim como tantas outras. Grande abraço!
Oi Jalon
Muitas perdas? É por causa da água? Precisa de alguma coisa?
Abraços
Boa tarde Luís Renato, sou apaixonada por orquideas e gostaria de saber onde posso encontrar essa da foto.
Oi Malu.
A da foto é a variante alba. Não encontrei muitos vendedores com esta planta, apenas no Orquidário Imirim. Você pode tentar ver com eles (clique aqui).
Abraços
Boa noite Luís Renato muito obrigado pela indicação da floricultura.
Att Malou
Opa, sempre que precisar é só mandar uma mensagem!
Abraços